top of page
  • Foto do escritorBoreal Fios e Cabos

Alumínio garante economia no setor de energia eólica




A energia eólica é mais uma aposta sustentável e de valor para o futuro. É a técnica que transforma o vento, esse recurso inesgotável, em eletricidade. Isso é feito por meio de aerogeradores – construídos em terra ou no mar – que usam a movimentação de pás como a base principal do seu funcionamento.


Essa solução energética está entre as mais sustentáveis, seguras e fundamentais para a diminuição do uso de recursos não renováveis e poluentes ao meio ambiente – a captação do vento não emite gases de efeito estufa que, por sua vez, contribuem para o aquecimento global.


Em um sistema eólico, o alumínio é usado em diversas partes.

Com aplicações estratégicas dentro da estrutura da turbina, as propriedades do metal trazem benefícios importantes. A utilização do alumínio nas turbinas e componentes dos reatores implica menor número de peças, menos etapas de produção e possibilidade de integrar diferentes funcionalidades a um perfil ou componente com relativamente pouco ou nenhum custo adicional. O volume de alumínio utilizado em uma turbina pode chegar a 2 toneladas, por isso tem ganhado espaço no segmento, pois representa grande vantagem de custo em relação ao aço e fibra de vidro.


E como já se sabe, o alumínio é mais leve, melhora a resistência contra a corrosão, permitindo a redução de custos, além de possuir um alto grau de reciclagem.

O potencial para crescimento e desenvolvimento da indústria eólica no Brasil é gigantesco. O segmento é promissor para a ampliação das linhas de transmissão, já que o país tem as características naturais bem apropriadas para a geração deste tipo de energia.


Quer saber mais? Entre em contato conosco!

A BoreAL conta com uma equipe pronta para propor soluções inovadoras e lucrativas para o seu projeto.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page